Atendimento WhatsApp
Porque as roupas sujas se acumulam? - Me Ajuda Mônica | Mônica Vieira

Porque as roupas sujas se acumulam?

Roupa lavada é autocuidado também, não é só skin care!

Esse é um tema que eu venho notando que acontece em muitos lugares.  Por que será que as roupas sujas se multiplicam nas nossas casas? Se esse papo é pra você espero que você anote todas essas dicas junto comigo  construir uma resposta pra tudo isso! tenho! Eu vou começar pontuando perguntas que muitos clientes me fazem: "Como eu começo Mônica, a organizar essa questão de roupa suja quando na verdade eu não gosto?" Ah gente, zona de conforto é maravilhosa, tem muita coisa que não gostamos mesmo mas veja bem, perceber que essa virada começa com a nossa mudança de comportamento, antes da nossa mudança de atitude, olha que interessante, né? Eu assisti uma palestra com o Dr. Felicidade e ele diz o seguinte:

 

Às vezes, a transpiração precede a inspiração e, na mesma linha de pensamento, a mudança de comportamento vem antes da mudança de atitude.

 

Essa frase do Tal Ben - Shahar faz a gente lembrar que às vezes o processo não é só de "muda sua atitude" e pode ser também o contrário, insistir num novo hábito, como exercitamos  um músculo. O comportamento vem primeiro e a atitude vem depois. Você já imaginou que às vezes quando começamos a fazer alguma coisa que nem apreciamos tanto assim na medida que a gente inicia dá aquela animação? Vou falar de uma coisa que é assim muito engraçada mas que acontece sempre. Chama o que ? Faxina, né? Quando a gente faz faxina, no início, parece que tá todo mundo desanimado mas aí tem gente que coloca playlist, outros já vestem uma roupa engraçada, pra fazer a faxina andar. O que chama isso? Aprendi no curso do Tal Ben - Shahar que isso se chama aquecimento, aquele tipo de aquecimento igual quando a gente vai pra academia. A gente não começa alongando, trabalhando um pouco dos músculos devagar? Você na verdade começa a dizer para o seu cérebro o que vai acontecer: "olha, vai devagar, estica um braço, alonga aqui" e nas organizações não é diferente. Se a gente está falando de pilhas de roupas sujas, precisamos começar a mudar a nossa abordagem sobre isso. Imagina o resultado disso!

Comece a imaginar que a roupa vai ficar limpa, que você vai ter aquela roupa maravilhosa que você quer pra trabalhar ou pra sair, ir pra balada ou pra sair com as amigas ou só pra ficar em casa. Aquele pijama que você ama pra ficar largadão lá assistindo seu netflix, ele vai estar lá limpinho, cheiroso, maravilhoso, do jeito que você gosta. Se é esse o jeito que você gosta, né? Claro, começando por aí. Agora pra isso você tem que imaginar o resultado final, olha que coisa maravilhosa, não é? É você imaginar como você vai ficar com essa roupa limpa e como vai ficar o seu aquecimento. Posso te garantir que o seu estado emocional também melhora.

Como aprendo a fazer esse aquecimento?

O que é aquecimento, Mônica? É o que eu preciso pra lavar essa roupa, quanto de roupa eu tenho, ou mesmo: eu tenho lugar pra lavar? Como é que isso vai acontecer, quais etapas. Ter esse pensamento de organizar as etapas daquilo que a gente vai fazer é a mesma coisa quando a gente tem um escritório em casa e tem que tirar as coisas da mesa, a gente tem que ter um computador, uma tomada pra ligar o computador. O processo de lavar as roupas não é diferente, é um processo onde você precisa imaginar que se você não fizer, o resultado não vai acontecer, tá bom? Essa é uma situação recorrente no meu trabalho e as pessoas ficam tristes quando vão se trocar porque na verdade elas precisam dessa roupa limpa. Então por que ela se amontoa ? Porque eu não faço contato. Por que eu nunca tenho limpa a roupa que eu quero? Porque eu não olho, eu não me organizo, eu não faço esse aquecimento como eu falei pra vocês, né? De pensar "o que eu preciso pra que minha roupa fique limpa", eu preciso lavar, pra ela ser lavada eu preciso de um produto pra lavar. "Ah, eu não tenho máquina de lavar". Olha aí, mais uma variável pra levar em consideração. Eu preciso saber como lavar essa roupa porque se eu deixar toda ela lá, uma hora eu não vou ter roupa nenhuma e pra lavar toda ela na mão vai demorar um tempo enorme. "Ah, eu tive um pouco mais de grana esse mês, então vou levar num lugar que lava". "Ah, eu tenho uma pessoa que vem na minha casa". Veja bem, pensar em tudo isso vai te ajudar pra que você não tenha mais um monte de roupa amontoada. Então o que é isso ? Mudar a sua atitude mas primeiro você mudou o seu comportamento que é olhar para a roupa suja, olhou para aquela pilha e pensou sobre isso.

Roupa lavada é também autocuidado

Mudando o comportamento e a atitude

O que eu preciso fazer daqui pra frente pra não deixar isso se acumular tanto, olhar com carinho pras roupas. E o maravilhoso disso é uma espiral de coisas que você vai sentindo a partir do momento em que você decidir que você vai cuidar dessas roupas. Quando você começa a fazer isso você começa a se sentir bem e isso é um lugar bacana que vai te ajudar a mudar esse comportamento. São as pequenas coisas que você precisa. No livro que já comentei aqui "o poder do hábito" o autor fala que:

"Temos hábitos cotidianos que passam quase despercebidos, pois são padrões de comportamentos repetidos por anos e anos como: tomar banho, escovar os dentes, se alimentar, etc. Então, através da repetição deste comportamentos, os hábitos são assimilados criando um processo de aprendizado e internalizando o conceito."

Revendo seus hábitos

Rever esses hábitos e criar novos é o que vai te ajudar a fazer essa atividade específica decolar todos os dias. Sabe aquele momento em que você lista o que você precisa? É fazer a lista e partir pra ação, assim as suas roupas não se acumulam mais. Na verdade o início é sempre desafiador e se acolha, às vezes não dá mesmo e você não precisa se martirizar por isso mas sempre é tempo de recomeçar e construir novos hábitos. Tudo o que a gente deixa de lado tem um significado, por que você deixa as roupas se amontoarem e consegue organizar todo o resto? Mas se você anotou tudo direitinho visualize  o resultado de tudo isso vai ser fantástico. Disponibilidade de roupas limpas, abrir o armário e conseguir colocar as minhas peças preferidas, um exercício de zelo com o que eu tenho, é auto cuidado e o mais importante que eu venho percebendo: a gente não vai mais reclamar! "Aonde está a roupa? Por que ela não está limpa? Por que eu não acho o lado da meia?" Então esse é o ponto: mudar o comportamento, pensar nas coisas positivas que isso vai me trazer e mudar a atitude. Lembra também do aquecimento, é um desafio mas depois engrena, experimenta essa espiral de conforto. Roupa lavada é autocuidado também, tá bom? Não é só skin care!

Mônica Vieira Especialista em Organização
Consultora Certificada KonMari™

Meu propósito é ajudar você a se reconectar com a sua verdade, deixando seu dia a dia mais leve.